
Como Eliminar a Carne do Cardápio – Dicas Simples
Como eliminar a carne do cardápio?
Eu fiz isso há mais de 10 anos, quando descobri a disciplina do Yoga e seu primeiro passo, o Ahimsa que é a não violência e compaixão por todos os seres.
Esse texto tem dicas simples, receitas e ideias para fazer isso de forma saudável. Caso tenha algum problema de saúde, procure um médico.
Sou Health Coach e estudo muito nutrição à base de plantas. Vou colocar aqui alguns links de médicos que confio e recomendo para que você também possa aprender mais sobre este modo de vida.
Exames
Recomendo fazer exames antes de parar pois muitas deficiências já existentes podem ficar mais evidentes. Os exames mais importantes são de B12 e ferro.
Fontes de Ferro:
Apesar das recentes notícias, a verdade sobre a carne já tem sido falada há muito tempo pelos vegetarianos estritos. Dizer que a carne é podre é uma redundância pois a partir do momento da morte do animal a carne já começa a apodrecer. Para ela chegar linda no mercado, aditivos e conservantes tóxicos são adicionados.
A verdade vai continuar aparecendo e eliminar a carne do cardápio vai trazer enormes benefícios para a sua saúde, para os animais e para o planeta.
Vamos lá?
Ao acordar:
Uma ótima dica para alcalinizar seu corpo é tomar ½ copo de água morna com suco de 1 limão (pode começar com ½) assim que acordar.
Depois beba mais ½ copo de água ambiente antes e depois do café. Se você não toma café, ótimo pois o café acidifica o organismo e inibe a absorção de nutrientes.
Café da manhã:
Opção 1: “Mingau de Geladeira”.
Misture em um pote ½ xícara de aveia, ½ xícara de leite vegetal (ou água), 1 colher de chá (ou 2 dependendo do quanto gosta doce) de açúcar mascavo, demerara ou melado de cana (rico em ferro), 1 colher de sopa de chia (a chia vai te dar saciedade e fornecer nutrientes importantes) e ½ colher de chá de canela (termogênico muito bom para começar o dia). Mistura tudo à noite e coloca na geladeira.
No dia seguinte pica a banana ou outra fruta e coma (sempre que possível varie a fruta).
Pode também acrescentar 1 ou 2 castanhas picadas e/ou frutas secas.
E pode fazer mais de um para levar na bolsa e comer à tarde.
Opção 2: Panqueca de banana
Bata no liquidificador: 1 xícara de farinha de trigo sarraceno (ou de arroz, ou de aveia), 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 banana e 1 xícara de leite vegetal. Unte uma frigideira com um fio de óleo de coco e vá despejando a massa aos poucos. Quando der bolhas e estiver firme, vire e doure do outro lado. Pode comer com frutas e melado de cana.
Opção 3: Tapioca
Para deixar a tapioca mais nutritiva e diminuir o índice glicêmico, coloque 1 colher de sopa de chia na massa. Opções de recheio são: húmus com tomate e tempero, guacamole (receita na parte do jantar) e pasta de amendoim com geleia de fruta.
Opção 4: Vitamina Verde
Minha opção favorita, um sucão verde cheio de nutrientes para começar o dia com muita energia e disposição.
Bata no liquidificador 1 copo de água ou água de coco, 1 maçã, 1 banana, 1 folha de couve, ½ maço de hortelã, 1 moeda de gengibre, 1 pitada de canela (gengibre + canela são termogênicos e mais biodisponíveis juntos), 1 moeda de cúrcuma ou 1 colher de chá de cúrcuma em pó (anti-inflamatória e anticancerígena, deve ser consumida diariamente), 1 pitada de pimenta do reino (para aumentar a biodisponibilidade da cúrcuma), algumas folhas de salsinha (filtra os rins e limpa o sangue), suco de 1 limão e 1 colher de sopa de melado de cana (rico em ferro e mais biodisponível com a vitamina C do limão).
Nesta vitamina você pode usar a sua criatividade e variar as frutas, acrescentar cenoura ou beterraba (rica em nitratos, ótima para pré-treino) e variar as folhas verdes.
Se não tiver todos os ingredientes, faça com o que tiver. Sempre melhor fazer do que não fazer.
Para deixar o processo mais rápido, separe todos os ingredientes à noite e de manhã é só jogar no liquidificador e bater!
Almoço:
Para quem come na rua em restaurante à quilo é fácil comer sem carne. O ovo pode parecer uma boa opção só que na realidade é altamente acidificante para o organismo.
Alguns links para você ver quando tiver um tempo no fim do documento. Minha sugestão é minimizar ao máximo os alimentos de origem animal. No lugar da carne, coloque mais uma concha de leguminosa (varie sempre que possível).
Comendo em Casa
Para quem come em casa, arroz e feijão estão presentes na maioria dos lares brasileiros e são perfeitos para a principal refeição do dia.
Sugiro variar o arroz por outros grãos com quinoa e cevadinha e o feijão por outras leguminosas como grão de bico, lentilha, ervilha, feijão branco…
A ideia aqui, é aumentar a ingestão de leguminosas para sustentar e te manter saciado por mais tempo. O Dr. Eric Slywitch explica isso muito bem neste vídeo:
Comece com a Salada
Minha dica aqui é sempre começar o almoço com um prato grande de salada temperada com limão e vinagre. Pode usar também temperos como lemon pepper, pimenta do reino, sal (só um pouco), shoyu (só um pouco por causa do alto teor de sódio) e azeite (bem pouco).
Um molho delicioso e muito saudável para a salada é: 1 colher de sopa de mostarda, 1 colher de chá de melado de cana 1 suco de 1 limão.
Acrescentar batata doce, inhame ou aipim cozidos na água com um pouco de sal é fundamental. Carboidratos integrais feitos sem gordura são ricos em fibras e nutrientes e vão te ajudar a manter a saciedade.
Cozinhar legumes no vapor do arroz é muito prático. No almoço, quanto mais simples e colorido, melhor 😉
Algumas receitas para o almoço:
Bolinho de batata doce com grão de bico
Lanches:
Opção 1: Suco
Tome um suco tipo vitamina e, se der, consuma algumas frutas secas como tâmaras, figo e damasco que são ótimas fontes de energia, fibra e nutrientes e castanhas. Beterraba é rica em nitrato e dá uma energia incrível para malhar, pode incluir no suco quando der.
Opção 2: Biscoito de arroz com húmus
Vai te dar energia e nutrientes.
Opção 3: Sanduíche de pasta de amendoim (ou outra oleaginosa) e geleia
Delicioso, vai te dar energia e te nutrir.
Opção 4: Bolinho de grão de bico
Ótima opção para levar na bolsa e comer de lanche.
Opção 5: Mingau de geladeira
Ótima opção para pós treino, pois a aveia tem 16% de proteína.
O mingau também pode ser feito com quinoa em flocos para variar os nutrientes. A quinoa tem todos os aminoácidos essenciais.
Opção 6: Pão de beijo
Também muito bom para levar na bolsa.
Jantar:
Para pessoas que comem mais, repetir o almoço é uma opção.
Se quer algo mais leve algumas ideias são:
Opção 1: Tapioca com tofu mexido
Com tapioca, misture chia na massa. O “tofu” mexido é uma boa opção de recheio. Amasse o tofu com um garfo e tempere com cúrcuma (anti-inflamatória e anti-cancerígena, deve ser consumida todos os dias e também é chamada de açafrão da terra. Fácil de achar em pó), pimenta do reino (aumenta a biodisponibilidade da cúrcuma em 80%), tomate, cenoura e muito orégano que é calmante e vai te ajudar a dormir melhor.
Varie sempre os temperos e use a sua criatividade!
Opção 2: Tapioca com Guacamole
Guacamole também é um recheio simples de ser feito e ideal para ser consumido à noite. Misture o abacate com tomate, cebola roxa, cúrcuma, pimenta do reino (só uma pitada é suficiente, orégano e suco de limão).
Opção 3: Tapioca com Humus
Húmus também é delicioso e muito rico em proteína.
Opção 4: Pizza de Quinoa
Leve e cheia de proteína
Observações Importantes:
- Sempre carregue uma garrafa de água e tome pelo menos 3 litros por dia. Parece muito mas vai mudar sua vida. Vá aumentando a quantidade aos poucos.
- Coma sempre que sentir fome. Frutas secas e castanhas são fáceis de carregar na bolsa e ótimas opções para emergências. Alimentos de origem vegetal são mais leves e tem o período de digestão mais rápido por isso é normal sentir mais fome no início. Não se preocupe em engordar pois estes alimentos também tem menos calorias. Foque sempre em alimentos vegetais integrais e evite ao máximo alimentos processados.
- Vá no seu ritmo, respeite seu corpo e seu modo de vida. Se você consegue mudar da noite para o dia faça, se prefere ir aos poucos, vá aos poucos. A direção é mais importante do que a velocidade.
- Busque receitas. Aqui no site tem muitas receitas simples e deliciosas e no YouTube também. Tem muitos canais e blogs de receitas, pesquise e use sua criatividade.
- Para quem cozinha em casa, tire um dia para fazer pré-preparo. Escolha um grão e uma leguminosa, cozinhe em quantidade para a semana e congele em porções. Deixe para fazer no dia os vegetais. E mude na semana seguinte.
Links:
Canal do Dr. Eric Slywitch (nutrólogo vegetariano)
Nutritionfacts.org Site do médico americano Dr. Michael Greger
Ovos, colina e câncer: http://nutritionfacts.org/video/eggs-choline-and-cancer/
Ovos e diabetes: http://nutritionfacts.org/video/eggs-and-diabetes/
Acho que tem bastante informação aqui, espero que ajude J
Vá no seu ritmo e faça seu melhor, é isso que importa!
E se precisar de mais alguma orientação é só falar.
Beijos de luz no seu coração,
Raquel